sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Feijoada da Mulher Trabalhadora


Movimento Mulheres em Luta-MA realiza roda de diálogos sobre a Mulher Negra.

Nesta quarta-feira (11/09) o MML-MA realizou uma roda de diálogos sobre a Mulher Negra, como parte das atividades que antecedem o I Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta. Participaram na mesa de diálogos Claudicea Durans, professora do IFMA e militante do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe e do MML, e Luciana, militante do Quilombo Urbano e estudante de história da UFMA.
As companheiras nos trouxeram contribuições importantes sobre a questão da mulher negra, que não pode ser analisado fora das relações de classe. Entre as mulheres, as trabalhadoras são as que mais sofrem a exploração, pois além de reprodutora do capital é também força de trabalho e nesse contexto, o setor mais vulnerável na sociedade são as mulheres negras, que tem ocupado atividades de subemprego, com baixa remuneração, insalubridade e sem proteção trabalhistas, estando em sua maioria presente em trabalho informal e nas funções de empregadas domésticas. Estiveram no debate estudantes, professoras e militantes sociais, que também contribuíram com suas intervenções.

Entre os dias 4, 5 e 6 de outubro, vai ocorrer o 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta. Os objetivos deste Encontro são organizar as lutas das mulheres trabalhadoras, atualizar seu programa e avançar na organização e estruturação do MML.   

A onda de lutas e manifestações que se desenvolveu a partir da luta contra o aumento das passagens abriu um cenário político muito importante para avançarmos nas lutas pelas reivindicações do conjunto da classe trabalhadora, e por isso também das mulheres trabalhadoras. 

Conheça o MML e venha construir a delegação maranhense para o I Encontro Nacional.